(31) 3586-9068
(31) 3586-9069
Parcelamos Visa e Matercard
Ejemplos del Kit Albañileria de empotrar
Testimonios de los clientes
Modelos y Precios

Manual do Usuário do Ecofogão


logomanual

INTRODUÇÃO

O Ecofogão é uma inovação na cozinha a base de lenha, portátil, produzido com materiais resistentes e refratários. Ideal para o uso doméstico.

manual1

Foi projetado como uma alternativa mais benéfica à maioria da população, que utiliza a lenha, mas deseja economia e limpeza do ambiente. A diferença é que o Ecofogão não libera fumaça dentro de casa.

Além disso podemos mencionar outras vantagens de seu uso, por exemplo:

Tamanho: É compacto e portátil. Sua instalação é fácil e se acomoda em qualquer parte da casa. Mesmo sendo recomendado sua fixação em um lugar seguro, o Ecofogão pode, caso necessário, ser movido com facilidade de um lugar a outro dentro da casa, ou mesmo para outra casa, bastando apenas observar a correta montagem da chaminé, tomando o cuidado necessário para que seja evitado o contato com a mesma, evitando assim a possibilidade de queimaduras.

Praticidade: O Ecofogão é prático, pois permite cozinhar de várias maneiras, por exemplo, utilizando várias panelas pequenas ou uma grande que ocupe toda a chapa. Outra opção seria cozinhar diretamente na chapa, como ovos fritos, bife na chapa, etc. Podemos fazer também panquecas, tapiocas ou mesmo assar uma carne. Devido à sua versatilidade, é possível cozinhar desde os pratos mais comuns do dia a dia, até pratos mais sofisticados.

Economia: O Ecofogão se utilizado adequadamente, reduz o consumo de lenha pela metade, quando comparado com o consumo de um fogão tradicional, tornando-se o fogão a lenha mais econômico do mercado.

Meio Ambiente: A redução significativa do consumo de lenha, propiciada pelo Ecofogão, ajuda a evitar o corte exagerado de madeira, e assim preservar as florestas do desmatamento desnecessário. Além disso, devido ao seu moderno sistema de combustão, reduz consideravelmente a emissão de fumaça na atmosfera.

Saúde: Por ser completamente fechado, o Ecofogão não emite fumaça no ambiente doméstico, evitando assim, a inalação de fumaça tóxica, como o monóxido de carbono, partículas suspensas e outros sub-produtos da combustão da lenha, prevenindo, dessa forma, doenças do pulmão tanto nos adultos, quanto nas crianças, principalmente.

Higiene: Por ser completamente fechado, o Ecofogão é uma alternativa limpa. Não suja nem as panelas e nem as paredes, aumentando o conforto do usuário.

 

TRANSPORTE

Na hora de transportar seu Ecofogão é preciso que ele esteja bem firme. A câmara de combustão é de cerâmica e por ser um material frágil, há possibilidade de quebra mediante algum choque mais violento durante a viagem. Procure preencher a câmara de combustão com bastante papel jornal ou outro material que dê firmeza interior.

Certifique-se de que o Ecofogão seja transportado firmemente (bem amarrado), na posição vertical e protegido, evitando golpes no “sapato” (base da chaminé) e na câmara de combustão.

 

transporte

 

INSTALAÇÃO

instalacaoO Ecofogão deve ser instalado preferencialmente num canto da casa ou da cozinha, contra a parede, a fim de que, as partes mais quentes, como a chaminé e a parede lateral onde fica a câmara de combustão, fiquem protegidas, evitando a possibilidade de contato e possíveis acidentes. Não sendo possível instalar em um canto, procure então instalar o Ecofogão ao lado de algum móvel, armário ou pia, sempre procurando proteger o lado mais quente (a parte da câmara de combustão e a chaminé) de contato direto com pessoas.

O local da instalação deve ter um piso plano (nivelado) para que não haja possibilidade de acidentes por algum desequilíbrio do fogão, assim também como propiciar um funcionamento adequado com boa circulação da fumaça. O Ecofogão foi projetado para funcionar em um piso nivelado, caso contrário, seu funcionamento estará prejudicado.

Chaminé: Após a definição do local do Ecofogão, instale os três tubos da chaminé de acordo com sua espessura. É muito importante que a chaminé esteja adequadamente instalada, pois ela é a responsável pelo perfeito funcionamento do Ecofogão. A chaminé é o “motor” do Ecofogão, pois é quem faz o fogão funcionar bem, “puxando” a fumaça para fora e “soprando” ar na câmara de combustão. É necessário que a chaminé ultrapasse o teto da casa em pelo menos 30 cm, para que a fumaça disperse adequadamente no ar. Caso seja necessário tubo adicional para estender a chaminé, entre em contato conosco.

 

ACENDIMENTO

acendimentoPara um acendimento rápido e eficaz, devemos introduzir, aproximadamente, dois chumaços de papel (jornal, por exemplo), dentro do fogão, juntamente com alguns gravetos secos. Após a chama adquirir consistência, introduza, paulatinamente, mais lenha até que se atinja a quantidade de chama desejada.

Em dias muito úmidos, o acendimento se torna mais difícil devido ao acúmulo de umidade na madeira e no ar. Nesse caso pode-se utilizar alguns pedaços de carvão vegetal para facilitar o processo de combustão ou um pouco de álcool para iniciar o fogo.

Lembre-se que o fogão NUNCA deve ser utilizado sem a grelha de ferro dentro da câmara de combustão (conforme Fig. 12), pois ela é um componente fundamental para injetar ar dentro do Ecofogão o que tornará seu funcionamento adequado. Lembre-se também de sempre retirar a cinza do dia anterior, antes de iniciar um novo acendimento.

Não introduza a lenha com força no seu Ecofogão, pois com o calor, a cerâmica se torna mais frágil, e com uma pancada da lenha no fundo da câmara de cerâmica, esta pode ocasionar trinca e quebra da cerâmica. A ECOFOGÃO NÃO se responsabiliza por este tipo de dano.

Possivelmente no início do acendimento será possível observar fumaça saindo pelas laterais do fogão e principalmente quando utilizar papel para inicíar o fogo. Entretanto, em poucos minutos, uma vez o fogo esteja aceso e com a tiragem natural da chaminé, esta fumaça desapareçerá

 

PRÉ-AQUECIMENTO

preaquecimentoAntes de utilizar o Ecofogão, é necessário um período de pré-aquecimento, ou seja, de aproximadamente 20 a 30 minutos de fogo forte para aquecer a chapa, o suficiente que permita o cozimento. Como o Ecofogão é um fogão de contato, é importante que a superfície das panelas estejam em contato direto com a chapa quente, então é necessário esquentar bem a chapa, até que exista temperatura suficiente para a utilização.

Ë muito importante que sempre utilize panelas de fundo plano, para que exista um bom contato entre as panelas e a chapa quente, assim fazendo um cozimento rápido (veja a figura 13).

Caso as panelas tenham um fundo convexo (curvatura para fora), recomenda-se torná-las côncavas (curvatura para dentro), ou seja, inverter a curvatura (com ajuda de um martelo ou mesmo as mãos) para que a curvatura seja para dentro (côncava) e a panela possa ficar estável sobre a chapa. Panelas de fundo convexos são instáveis e podem ocasionar acidentes, além de atrasar muito o processo de cozimento.

Enquanto o Ecofogão estiver no pré-aquecimento, você poderá já, colocar as panelas sobre a chapa para aproveitar o calor gerado e ir esquentando as panelas.

 

APROVEITAMENTO DO CALOR

Sobre a chapa existem três zonas principais de calor. A primeira fica logo acima do queimador, é a mais quente. A segunda fica ao redor do queimador e é menos quente, por onde a fumaça circula. A terceira é menos quente ainda e é a saída da fumaça para a chaminé.

As três zonas possibilitam o cozimento de diferentes tipos de alimento simultaneamente. Alimentos que exigem mais calor como feijão, por exemplo, devem ser cozidos na zona de maior calor, enquanto os alimentos que exigem menos calor, como arroz, devem ser cozidos na zona de menor calor.

Para manter seu Ecofogão sempre quente durante o uso, utilize mais lenha no começo do processo para um aquecimento mais rápido e depois mantenha o calor, introduzindo alguns pedaços de lenha mais espaçadamente, a fim de manter a chama somente.

 

MANUTENÇÃO

Seu Ecofogão funcionará bem por muito tempo, se você seguir alguns cuidados básicos.

Sempre que possível ou necessário, lubrifique a chapa do ecofogão com azeite ou óleo vegetal, para que a mesma não enferruje, o que dará uma maior durabilidade (Fig. 14).

 

 

 

LIMPEZA

limpeza1Todos os dias, antes de acender o Ecofogão, retire toda a cinza presente na câmara de combustão, referente à última utilização. Para isso, retire a grelha de ferro e seu suporte de dentro da câmara e com o auxílio de uma colher ou com as mãos, retire toda a cinza remanescente.

Como a fumaça circula dentro do Ecofogão, é preciso limpá-lo periodicamente. Se você o utiliza diariamente, recomendamos que faça a limpeza uma vez por semana. Para isso retire a chapa do fogão, e com uma pequena vassoura ou um pincel maior, retire a fuligem que se encontra acumulada na superfície interna da chapa e sobre o corpo do Ecofogão. Às vezes, por excesso de acúmulo de fuligem, é necessário fazer uma raspagem.

Ao recolocar a chapa novamente, observe a posição correta da mesma (com a boca sobre a câmara de combustão) e certifique-se que a gacheta (fita de fibra de vidro) que veda a chapa evitando o escape de fumaça esteja tambem na posição correta (sobre os bordes da chapa).

limpeza2Na chaminé também há o acúmulo de fuligem, que poderá ser retirada, batendo-se suavemente com uma vareta de madeira ou pedaço da lenha , por toda a extensão da chaminé a fim de soltar a fuligem das paredes internas (Fig. 16). Com uma colher ou a própria mão, retire a partir do “sapato” da chaminé, a fuligem que soltou-se.

A periodicidade da limpeza vai variar de acordo com a quantidade de vezes que você utiliza seu Ecofogão. Pode ser duas vezes por semana ou até mesmo mensalmente, mas procure, sempre que possível efetuar esse processo como uma medida preventiva e também para conservação do seu Ecofogão.

Evite usar lenha com alto teor de resinas, como é o caso do pinus e outras espécies arbóreas com resinas. A lenha com resina, embora queime com facilidade, entretanto gera uma grande quantidade de fumaça e fuligem, o que suja rapidamente o Ecofogão fazendo com que a fumaça retorne. Procure sempre utilizar lenha seca, rachada e sem resinas.

 

PROBLEMAS COMUNS

Fuga de fumaça: Quando a fumaça começa a voltar pela boca do Ecofogão ou a sair pelas laterais da chapa é sinal de que está na hora de limpar o Ecofogão. A fuligem acumulada impede a boa circulação da fumaça. Para solucionar este inconveniente, basta limpar o Ecofogão debaixo da chapa e a chaminé.

Em algumas situações, com o vento soprando forte no exterior da casa, próximo à chaminé, pode ocasionar com que a fumaça regresse. Neste caso, procure proteger a chaminé desses ventos ou procure instalar o fogão em outro local.

É possível também que a gacheta esteja fora de lugar. Neste caso, recoloque-a no seu devido lugar.

O Ecofogão demora ou não esquenta o suficiente: Se o Ecofogão não esquenta adequadamente, é sinal de que a chapa deve estar suja com acúmulo de fuligem, o que evita o aquecimento da mesma. Limpe a chapa retirando a fuligem, como foi mencionado anteriormente. Também pode ser devido as panelas não estarem com o fundo plano, pois não haverá o aquecimento uniforme da panela. Repare a panela ou troque por outras de fundo plano.

A chapa trincou: A chapa do Ecofogão é feita de ferro fundido cinzento. Esse material, apesar de muito resistente, é sensível a alterações bruscas de temperatura. Quando for mover o Ecofogão ou limpá-lo, espere que este esfrie naturalmente. DE FORMA NENHUMA UTILIZE ÁGUA FRIA SOBRE A CHAPA ENQUANTO ELA ESTIVER QUENTE. Evite o super aquecimento da chapa por muito tempo. Uma vez que a chapa já esteja aquecida, diminua a quantidade de lenha, para simplesmente manter a temperatura e evitar super aquecimento da mesma.

A ECOFOGÃO, Indústria de Fogões, não se responsabilizará pela quebra, mediante ao manuseio incorreto da chapa.

 

A câmara de combustão trincou:

A câmara de combustão é feita de cerâmica e embora de boa qualidade, com a dilatação térmica, estará sujeita a trincas. A Ecofogão prepara a cerâmica com cortes verticais para que as trincas sejam ordenadas e não desordenadas.

Se após o uso, você observar trincas verticais ou em linha reta na cerâmica, não se preocupe, pois a cerâmica está amarrada com cintas metálicas que a mantém no lugar. Simplesmente evite golpes na cerâmica ou movimentos bruscos para não deslocar a cerâmica do seu local.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ADICIONAL

Caso necessite de alguma informação ou assistência técnica adicional sobre o seu Ecofogão, entre em contato no telefone (31) 3497-6655 ou e-mail